segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Física dos Espelhos:


Na física, consideramos um espelho uma superfície muito lisa e com alto índice de reflexão da luz. Provavelmente foi nossa imagem na superfície da água que inspirou a construção dos primeiros espelhos, feitos de cobre e, com o tempo foram utilizados outros materiais para sua fabricação, como por exemplo, a prata.

Os espelhos e as imagens produzidas por ele sempre foram objetos de admiração do homem. Durante a Segunda Guerra Púnica, Arquimedes utilizou um grande jogo de espelhos planos, formados pelos escudos de bronze dos soldados, que refletiam a luz do Sol para um mesmo ponto de um navio, para incendiá-lo. Arquimedes também utilizou a física para criar outros aparatos que causavam terror entre os inimigos, veremos mais em outra ocasião.

Espelho plano

Um espelho plano é uma superfície plana e muito lisa, com alto índice de reflexão da luz.



Representação do espelho plano:


As rachaduras representam a parte opaca do espelho plano.


Reflexão da luz:

Espelho esférico convexo

Um espelho esférico convexo é um espelho que tem origem do corte de uma esfera espelhada. Sendo a parte externa da esfera espelhada.



Representação do espelho convexo:





Espelho esférico côncavoUm espelho esférico côncavo é um espelho que tem origem do corte de uma esfera espelhada. Sendo a parte interna da esfera espelhada.


Representação do espelho côncavo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário